As 10 Melhores Sagas Juvenis

O Colégio Supremo fez algumas buscas das sagas de livros mais comentados no mundo jovem.  Seguem abaixo o nome da série, autor e um pequeno resumo da obra.

1.       Série Harry Potter, de J.K. Rowling

Uma série de 7 livros que deram origem ao grande sucesso mundial de 8 filmes e que chegou ao fim no ano passado. Os livros contam a história de um garoto órfão criado com os tios que o maltratavam muito. Então ele descobre que é um bruxo e que tem um lugar reservado na maior escola de bruxaria do mundo. Lá, Harry Potter se encontra em situações bastante perigosas e tendo que confrontar o maior bruxo das trevas de todos os tempos: Lord Voldemort.

2.       Saga Crepúsculo, de Stephenie Meyer

Saga composta por 4 livros e que conta a história de Bella Swan, uma garota comum que se muda para a casa de seu pai numa distante e remota cidade. Em Forks, ela se apaixona por Edward Cullen, um vampiro. Bella descobre então que seu melhor amigo, Jacob é um lobisomem e que está apaixonado por ela. Bella se vê então num grande dilema pelo fato de que os vampiros e lobisomens são inimigos naturais.

3.       Percy Jackson e os Olimpianos, de Rick Riordan

Percy é um garoto órfão de pai que é criado com a mãe e com o intolerável padrasto.  Porém ele descobre que é filho do deus das águas: Poseidon. Descobre ainda que faz parte de uma grande profecia que diz que um filho de um dos três deuses maiores (Zeus, Hades e Poseidon), fará algo terrível. Em uma mescla de aventura, suspense e mistério o livro mistura a mitologia grega antiga ao mundo atual.

4.      Eragon: A Herança, de Christopher Paolini

Eragon é um garoto simples que vive numa fazenda com os tios em Carvahall. Porém sua vida tranquila é abalada pela chegada de uma estranha e grande pedra azul, cor de safira.tempos depois, Eragon descobre que a "pedra" é um ovo e dele eclode um dragão. A partir daí tudo é diferente. Ele se torna um cavaleiro, uma classe de guerreiros que há muito haviam desaparecido. Com a volta de Eragon, o povo, oprimido pelo malvado rei Galbatorix, volta a ter esperança. Com seus amigos e sua dragão, Saphira, Eragon enfrenta os desafios como o temido espectro.

5.       As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis

Nárnia é um mundo cheio de magia e de mistérios. As Crônicas de Nárnia contam histórias que acontecem em Nárnia, tendo como início a história dos irmãos Pevensie, que são abrigados na casa de um professor durante a Segunda Guerra Mundial, e que encontram um guarda-roupa que dá acesso ao mundo de Nárnia. Lá, eles descobrem a feiticeira Branca, que havia instituído um inverno que já durava 100 anos. Juntos, os quatro irmãos com a ajuda de Aislam, um sábio leão, derrotam a má feiticeira e restituem a paz em Nárnia.

6.       Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien

Série de livros que deu origem aos premiados filmes. A obra conta a história de Frodo, um simples aldeão que vive em uma vila de Hobbits (pequenas criaturas parecidas com os humanos, mas que não cobrem os peludos pés).  Então, na festa de aniversário de seu tio, Frodo descobre um anel que daria grandes poderes a quem o possuísse. Entretanto, recebe a perigosa tarefa de levar o anel para a destruição.  Nesse caminho, Frodo e seus amigos vão encontrar perigos nunca imaginados por eles.

7.       Rangers - Ordem dos Arqueiros, de John Flanagan

Will é um jovem que sempre sonhou em se tornar um grande guerreiro. Porém, seu porte físico pequeno e fraco o fazem ser rejeitado. Em segredo, um respeitado e experiente o testa e descobre que ele tem as qualidades necessárias à um arqueiro. Will então se torna um arqueiro e acaba salvando a vida de um grande guerreiro, Horace. A partir daí, os dois se tornam melhores amigos e seguem juntos à muitas aventuras.

8.       Diários do Vampiro, de Lisa Jane Smith.

Elena é uma garota órfã que mora com sua tia e sua irmã numa pequena cidade chamada Fell's Church e ainda sofre muito pela perda de seus pais. Quando volta às aulas, Elena conhece um estranho garoto novo chamado Stefan. Porém, a vida dele é um grande mistério que fica pior quando o irmão de Stefan, Damon, chega à cidade. Elena descobre que os dois têm problemas um com o outro pelo fato de terem amado a mesma mulher.  É quando os segredos vêm à tona e Elena se vê rodeada pelos mistérios sobrenaturais que circundam pela cidade, entre eles os vampiros, bruxas e lobisomens. Série que baseou o famoso seriado da Warner, "The Vampire Diaries".

9.       Desventuras em Série, de Lemony Snicket (heterônimo de Daniel Handler).

Série de 13 livros que contam a história dos irmãos 3 Baudelaire, que lutam para se livrar de seu tio Conde Olaf que aparentemente incendiou a mansão Baudelaire para ter a guarda dos sobrinhos, os herdeiros da herança de seus pais. O livro conta sobre a constante fuga dos irmãos de seus tios, além da constante mudança de tutor.

10.   House of Night, de P. C. Cast e Kristin Cast.

Zoey Redbird foi marcada para se tornar uma vampira. Para completar sua transformação, ela deve se mudar para a morada da noite. Porém, lá Zoey descobre que ela não será uma vampira comum. Ela havia sido escolhida pela deusa Nix, que deu a ela grandes poderes. Isso faz com que ela se torne a líder das Filhas das Trevas, abandonando totalmente sua vida humana e se dedicando exclusivamente para a Morada das Trevas. Entretanto, Zoey descobre que uma das sacerdotisas é na verdade uma filha do mal e que planeja provocar uma guerra entre humanos e vampiros e fazendo com que ela possa, finalmente, dominar a Terra. A série é composta de 10 livros que foram escritos por mãe e filha.