O COLÉGIO SUPREMO, completando 20 anos dedicados a educação infantil e ao ensino fundamental I e II, reafirma então, seu compromisso de contribuir para a formação de crianças e adolescentes, objetivando indivíduos conscientes de seu papel de cidadãos, solidários, responsáveis, agentes ativos de transformação da sociedade e acima de tudo seres críticos, éticos e felizes.

METODOLOGIA DE ENSINO

Qualquer pessoa atenta às exigências do mundo contemporâneo sabe que não bastam conhecimentos acadêmicos para ter sucesso na vida. É preciso muito mais. Saber se comunicar bem, conseguir trabalhar em equipe e ter iniciativa são alguns dos fatores fundamentais para o jovem do séc. XXI. Nada disso, porém, se aprende em aulas puramente tradicionais. Por isso, estruturamos um programa próprio de Habilidades de vida.

Trabalhamos seis habilidades socioemocionais que, comprovadamente, contribuem para o sucesso pessoal e profissional dos alunos: pensamento crítico, proatividade, perseverança, curiosidade, colaboração e comunicação.

Para facilitar a aprendizagem desses conceitos, utilizamos uma metodologia baseada em hábitos que são ensinados por meio de dinâmicas, projetos ou atividades culturais.

Disponibilizamos dois programas de Habilidades de vida. O programa Simples, disponível gratuitamente para todos os parceiros, contempla um projeto de cinco aulas por ano. O programa Avançado, comercializado separadamente, oferece uma aula semanal, com dinâmicas, projetos e atividades culturais que desenvolvem os hábitos e as habilidades.

MATERIAL DIDÁTICO

Educação Infantil

O material didático da Educação Infantil se baseia em projetos interdisciplinares, que contemplam: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, e Matemática.

A aprendizagem ocorre por meio de trabalho compartilhado, que promove o crescimento individual e social dos pequenos. A obra vai do Maternal à Educação Infantil III.

O aluno, auxiliado pelas apostilas, apropria-se da escrita e faz bom uso dela. A coleção de Educação Infantil também apresenta conceitos matemáticos cotidianos - como contagem, relações espaciais, figuras geométricas e cálculos mentais.

No livro do professor, há todas as orientações necessárias para a organização didática das aulas, com sugestões de atividades que objetivam colaborar com a prática pedagógica. Os educadores recebem, ainda, oito propostas para projetos no ano.

Ensino Fundamental I

O objetivo central no Fundamental I é o desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, intelectual, psicológico e social. É importante despertar a consciência da cidadania para formar sujeitos críticos e participativos.

Nosso material didático valoriza cada matéria - e promove a interdisciplinaridade dos conteúdos com o cotidiano escolar. Trabalhamos em torno de três eixos: o letramento, que desenvolve a capacidade da escrita, leitura e compreensão textual; o raciocínio matemático que, por meio dos números, aumenta a capacidade analítica; e aprendizados que desenvolvem a compreensão do mundo e tudo que o envolve.

A Turma da Eleva, introduzida no Infantil, está presente também no Fundamental I. Os personagens, com diferentes personalidades, acompanham e “crescem” junto com os alunos, do 1º ao 5º ano, em situações criadas para despertar o interesse e a curiosidade pelos conteúdos desenvolvidos.

Ensino Fundamental II

Reforçamos o raciocínio matemático, com cuidado especial na introdução de abstrações e generalizações; desenvolvemos a linguagem, por meio de uma interconexão entre gêneros textuais e aspectos gramaticais; e aprofundamos o conteúdo e a contextualização dos alunos nas demais disciplinas.

Nosso material aumenta gradativamente o nível de especificidade, criando, assim, uma base sólida para o Ensino Médio. Desenvolvemos com os alunos conceitos essenciais e aplicações práticas dentro de cada disciplina, sem deixar de incentivar, também, o desenvolvimento do relacionamento interpessoal e da convivência em grupo.